Mastigação e Emagrecimento
Você já parou para analisar a maneira como você mastiga os alimentos? A mastigação é o primeiro processo da digestão e, se feita de maneira errada, pode causar diversos problemas.
A mastigação correta beneficia na manutenção do peso corporal, tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, fragmenta os alimentos de maneira correta, o que ajuda na digestão e aumenta a sensação de saciedade.
Existem vários motivos que levam a uma mastigação incorreta: correria do dia-a-dia, estresse, ansiedade, erros alimentares, hábitos errôneos, problemas odontológicos (má oclusão, sensibilidade dentinária, restaurações deficientes), distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM) e fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação.
Quando a mastigação é adequada, a digestão é mais rápida, e não ocorre à habitual sonolência pós-refeição, desenvolve o senso da saciedade com equilíbrio.
Mastigando rápido demais, os alimentos não saem devidamente preparados para o intestino delgado e como é este que seleciona o que deve ou não ser aproveitado pelo organismo, esta seleção se faz de forma mal apropriada e o organismo absorve mais do que deveria. Além de prejudicar a digestão, engolir a comida sem mastigar, pode agravar o problema para os que já apresentam tendência a engordar.
Outro problema é que mastigando sem pensar e rápido demais engolimos ar, altamente responsável por gases, flatos e soluços. Também prejudicamos nosso estômago, precisando que ele produza muito mais suco gástrico para essa digestão mal mastigada. Aumentando sintomas de gastrite e refluxo gástrico esofágico.
Lembre-se a digestão começa pela boca!!!
A mastigação lenta permite que as enzimas digestivas tenham mais tempo para metabolizar os alimentos.
7 dicas importantes para uma mastigação eficaz:
1. Evite alimentação automática. Não faça nada diferente enquanto come, por exemplo: ver televisão, ler revistas, falar ao telefone e pensar em outros assuntos. Concentre-se na refeição;
2. Faça as refeições em local tranqüilo, sentado, com calma. Mastigue bem os alimentos, de forma lenta, sem pressa. Se você come rápido, perde o controle da quantidade e acaba comendo demais;
3. Não converse durante as refeições, além de se distrair na mastigação, você engoli ar, o que causa desconforto abdominal e Flatulência;
4. Descanse os talheres no prato, enquanto mastiga;
5. Coloque o alimento à boca em pequenas quantidades;
6. Tente escolher as versões mais sólidas dos alimentos para prolongar a mastigação;
7. Dê preferência a grãos integrais, que demandam mais tempo de mastigação e proporcionam mais saciedade;
Mastigar Mais Tempo Ajuda a Emagrecer!
Copyright © 2018 Clínica Bem Star. Todos os direitos reservados.