Melasma: disfunção estética

Melasma: disfunção estética Camila dos Anjos


Melasma

Sabemos que o melasma é uma das alterações de pele mais comuns, principalmente em peles mais escuras, pois os melanócitos (células que produzem a melanina), tem maior atividade. Este problema afeta também, as grávidas, em função das alterações hormonais ocorridas durante a gravidez. 


Vejamos como ocorre esta lesão e de que forma podemos trata-la! 


O que é?

Esta disfunção estética é uma dermatose, conhecida por ser uma mancha grande e escura, localizada na face, muito comum, principalmente em mulheres. 


De que forma ela surge?

Causada por um aumento da melanina (pigmento que da cor a pele), devido a fatores externos, como o sol, atrito, uso inadequado de produtos cosméticos ou de maneira interna, por meio de disfunções hormonais ou genética (comum). 


Como podemos tratar?

A Hiperpigmentação (escurecimento) da lesão, deve ser avaliada por um profissional na área da saúde. Para que ele possa com a avaliação, identificar e indicar o melhor tratamento, para cada indivíduo. 

Um dos tratamentos mais utilizados é o peeling de diamante que remove a camada de células mortas do tecido, e causa a renovação celular, diminuindo assim o melasma e rejuvenescendo a pele. 

Além disso, existem outros tratamentos disponíveis, como o uso do Laser, aplicação de ácidos clareadores, peeling mecânicos e físicos bem como cosméticos e dermocosméticos que auxiliam na melhora das manchas. É importante lembrar, que o melasma necessita de cuidados especiais, como evitar o calor excessivo dentro de ambientes ou carros, cuidar com o vapor de panelas quentes, usar filtro solar sempre, pois o calor ativa as células melanocíticas (células da pigmentação), agravando o quadro clínico. 


04/04/2019, 09:04:37
ENTRE PARA NOSSA LISTA VIP
Se inscreva na nossa lista para
receber conteúdos exclusivos

Outras publicações

Fale conosco