Entenda a relação da língua com a saúde!

Chen Wei Ta - Acupunturista | Clínica Bem Star Saúde e Beleza


Sem ela, não sentiríamos o sabor da comida nem conversaríamos com os amigos. E saiba que esse órgão ainda tem muito a dizer sobre a nossa saúde.


ROSADA E LISA:

Uma língua saudável deve ser rosa, brilhante e ter a superfície lisa e homogênea. 


CLARA DEMAIS:

Uma variação da cor rosada normal pode indicar vários problemas de saúde. A língua esbranquiçada pode sinalizar deficiência de ferro ou biotina, uma vitamina que desempenha papel importante na manutenção da pele, cabelos e unhas.


VERMELHA DEMAIS:

Já a de cor avermelhada e inchada, muitas vezes, é resultado de falta de vitaminas E, B2 e B3. 

A língua muito vermelha, com pequenas bolinhas no dorso, com aspecto de framboesa, pode aparecer com a escarlatina, doença infecciosa causada pela mesma bactéria presente na faringite e amigdalite.


MANCHAS BRANCAS:

O surgimento de manchas ou placas brancas pode ser indicação de candidíase oral, infecção provocada por fungo. Sinaliza também uma deficiência do sistema imunológico, mais comum nas pessoas que contraíram o vírus HIV. Mas, calma, também pode ser apenas falta de uma limpeza adequada. Nesse caso, a cor é dada pelo acúmulo de saburra, a camada de resíduos gerados pelas papilas e restos de alimentos, que recobre o músculo. Para tirar a dúvida, veja se uma boa escovada resolve o problema.


ARDÊNCIA E CALOR:

Conhecida como glossodinia (síndrome da ardência bucal), além de desconfortável, pode significar deficiências nutricionais e alterações hormonais, como a menopausa. Por isso, é mais comum em mulheres acima de 40 anos. Pode ser também um indicativo de alterações emocionais. O alto nível de estresse e ansiedade produzem um aumento da adrenalina, que diminui a saliva, causando a sensação de boca seca. Esses fatores acabam por gerar mudanças na língua, desde pequenas lesões, responsáveis pela ardência e desconforto, até inflamações e infecções causadas por fungos, como a candidíase. A ardência na língua também pode indicar refluxo gástrico.


BOLHAS:

Podem ser causadas por infecções virais, como o Herpes simples tipo 1 ou infecções bacterianas, causadas por uma bactéria do tipo Staphylococcus. Nesse caso, primeiro elas aparecem na gengiva, depois se espalham sobre a língua.


A dica é: OBSERVE SUA LÍNGUA! 

Faça bochecho diária com gotas de própolis e vinagre de maçã para regular o PH da mucosa bucal e cicatrizar as aftas em caso de presença. 


SE AME, SE CUIDE, SE OBSERVE E CUIDE DE QUEM AMA


11/11/2019, 11:11:19
ENTRE PARA NOSSA LISTA VIP
Se inscreva na nossa lista para
receber conteúdos exclusivos

Outras publicações

Fale conosco